[Resenha] Casório ?! — Marian Keyes

Sabryna Rosa
3 min readAug 4, 2019
Foto: Divulgação / Submarino

Lucy Sullivan e suas amigas vão a uma cartomante saber sobre o futuro. Quando as previsões das demais começam a se realizar, ela acredita que será a próxima. O que as cartas revelaram para ela? Um casório.

A proposta desse livro de Marian Keyes — conhecida pelo sucesso Melancia — é oferecer uma comédia romântica onde a mocinha espontânea está em busca do namoro perfeito, tem amigas espevitadas e juntas passam por divertidas aventuras. Aqui temos tudo isso, mas para ficar poderia ser cortado pela metade.

“Há muito tempo eu chegara à conclusão de que uma das maneiras de evitar ser uma figura trágica e patética era, em vez disso, ser divertida e engraçada”

São três núcleos que Lucy protagoniza: trabalho, amigos e família. No trabalho, ela é uma secretária que divide a sala com outras três atendentes. Elas passam o dia a falar sobre namorados, roupas e festas. São elas também que convencem Lucy a visitar uma cartomante, embora ela seja meio cética com essas coisas. O trabalho é um mundo à parte, suas colegas são peculiares e até espaço para contar a história do chefe chato a autora consegue. Desnecessário? Eu creio que sim, pois muito pouco acrescenta à trama central.

Lucy divide o apartamento com Karen e Charlotte, e juntas elas formam um trio sempre disposto a curtir uma festa e bons drinks. Aqui, gostaria de comentar que faria muito mais sentido terem sido elas a irem até a cartomante, já que a amizade das três é mais sólida e aparece em mais cenas no livro. Como amigo de Lucy há ainda o charmoso e galanteador Daniel, um homem que arranca suspiros por onde passa.

“Eu passara quase a vida toda achando que a existência era uma festa para qual eu não fora convidada”.

Na família, a relação com a mãe não é muito boa, enquanto com o pai é ótima. Lucy é mais ou menos a filha rebelde que vive uma vida em desacordo com os princípios católicos a que fora ensinada quando criança. Um drama vai surgir aqui como um conflito a ser resolvido lá no final, mas para mim foi uma bola fora, pois muito distante do que a história se propunha desde o começo. Em resumo: trabalho e família poderiam ser núcleos menos explorados sem prejuízo para a narrativa, muito pelo contrário. Mais enxuta, poderíamos ter aproveitado mais a corrida de Lucy pelo casamento.

Desse modo, minha segunda estrela foi por algumas cenas que achei realmente divertidas e pelo final romântico em que a mocinha se acerta com seu verdadeiro par.

Pesquisei um pouco e descobri que há uma série com pelo menos duas temporadas baseada neste livro e se chama Lucy Sullivan vai Casar.

Sobre a autora

Marian Keyes é uma das escritoras irlandesas de maior sucesso de todos os tempos. Embora ela tenha sido criada em uma casa onde muitas histórias orais continuaram, nunca lhe ocorreu que ela pudesse escrever. Em vez disso, ela estudou Direito e Contabilidade e finalmente começou a escrever contos em 1993 “do nada”. Embora não tivesse a intenção de escrever um romance (“Demoraria demais”), ela enviou seus contos para uma editora, com uma carta dizendo que ela começou a trabalhar em um romance. Os editores responderam, pedindo para ver o romance, e assim que o pânico dela diminuiu, ela começou a escrever o que mais tarde se tornaria seu primeiro livro, Melancia. (Fonte: Site Marian Keyes)

Sobre o livro

Título: Casório?!
Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2012
Páginas: 644
Avaliação: 2/5

Você pode encontrar esse livro clicando aqui

--

--

Sabryna Rosa

Leio alguns livros e escrevo outros. Autora de Cafés Amargos e Exposição de Luxo. Conheça: www.sabrynarosa.com